COMO EDUCAMOS

Proposta pedagógica

A Escola Valência oferta a Educação Infantil e ano iniciais do Ensino Fundamental

O projeto de edificação do Valência conta com estrutura física das salas definida e, no que se refere a capacidade das salas,  cumpre as exigências atendendo a Resolução SESA n.° 162/05.

O trabalho pedagógico, inspira-se nas concepções das teorias interacionista, socioconstrutivista e do desenvolvimento, entendendo que a aprendizagem e desenvolvimento das crianças acontecem por meio da interação, da exploração, das vivências e experiências, em um ambiente acolhedor, onde possam desempenhar um papel ativo, e que as levem a “vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas e resolvê-los […] e construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural” (Brasil, 2018, p. 37).

Nossa proposta busca as melhores condições e métodos de ensino e aprendizagem, e conforme pontuado por Barbosa e Horn (2001), acreditamos nos seguintes preceitos:

  • É agindo que a criança se apropria dos conhecimentos.
    Através de uma ordenação de atividades com desafios gradativamente crescentes, a aprendizagem pode ser desenvolvida com maior possibilidade de sucesso.
  • A autoconfirmação imediata dos resultados do trabalho garante uma aprendizagem mais eficiente.
  • Intervenções indevidas dos adultos podem comprometer a aprendizagem.
  • Cada criança tem um ritmo próprio de ser e aprender que deve ser rigorosamente respeitado.
  • A observação direta pode facilitar a aprendizagem de novas ações e atitudes adquiridas.
  • A aprendizagem de muitas ações, hábitos e atitudes podem ocorrer
    mais cedo que o habitualmente previsto.
  • Procura-se oferecer a criança um ambiente escolar que reflita seu
    próprio mundo, respeitando seu ritmo, suas possibilidades na educação.
  • Nós educadores, somos imagens que se reproduzem e refletem-se nos
    novos sujeitos que ajudamos a formar; cada ação, cada gesto, cada
    palavra. Cada valor é uma peça fundamental que se soma na construção
    histórica de um novo ser humano. O conhecimento das bases
    psicológicas de desenvolvimento da aprendizagem pode contribuir para
    uma nova prática educativa.” BARBOSA e HORN, 2001, p. 67-79

VALENCIA SERVICOS DE ENSINO LTDA - CNPJ 34.257.989/0001-35